antes e depois

antes e depois

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mais Fome no Frio!!


Olá...minha gente??? E o frio?...dá mais fome, né!!!
Eu tô me matando pra não comer besteiras durante a tarde e beliscar durante a noite...Ai como eu sofro!!!!
Ontem, eu comi direitinho.. cardápio da R.A perfeito...fiz minhas aulas de dança, aliás, super pesadas..ensaio para o exame a todo o vapor!!!
Hoje, já não foi tão perfeito assim...no jantar tinha pizza..e eu acabei comendo 2 fatias e meia...Ai que delícia...Amanhã bem cedo, se não estiver chovendo, caminhada de 1h e 30 minutos para compensar!!!

Agora uma matéria sobre sentir mais fome no frio...vamos conferir??

O organismo exige mais energia quando o termômetro registra baixas temperaturas. Mas isso não é desculpa para abusar de chocolates e outros itens hipercalóricos. Neste período, vá devagar com a comida e preserve sua saúde

É só a temperatura cair para começar um desfile interminável e apetitoso de pratos calóricos. É quase impossível resistir a uma maravilhosa fondue de queijo ou a uma simples caneca de chocolate quente com um fio de leite condensado. No inverno, é fato, o apetite e a preguiça para enfrentar os dias frios aumentam na mesma proporção.
No entanto, o gasto energético nessa época do ano é maior, porque o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal dentro dos padrões de normalidade. O aumento da fome é o corpo pedindo mais energia, que é captada através dos alimentos”, explica Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e professor de pós-graduação em Nutrologia.
Embora essa energia extra seja usada para controlar a temperatura, é melhor não abusar. A nutricionista Camila Zago, chefe do setor de Nutrição e Dietética do Hospital São Camilo Ipiranga, diz que os excessos, nesse período, não são justificáveis em um país como o Brasil, onde a temperatura é amena comparada, por exemplo, ao Leste europeu. “A verdade é que os brasileiros não gostam do inverno, então se deprimem e a produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, diminui. Para suprir esta sensação de tristeza e desânimo, as pessoas, principalmente as mulheres, acabam descontando na comida e engordam”.

Os perigos da gula
A nutricionista Luciana Zuolo Coppinigastroenterologista Joaquim Gama, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).
Os excessos à mesa também podem ser determinantes para o surgimento de doenças como hipertensão e obesidade, além de contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride, que elevam os riscos de problemas car diovasculares.
Portanto, não apenas para não engordar, mas para evitar que todos os seus cuidados com a saúde até agora tenham sido em vão, o ideal é redobrar os cuidados com a alimentação na estação mais fria do ano.
Uma dica é ficar atento ao alimento consumido — se há maior demora para ele ser metabolizado e liberado do estômago. E investir nele. Os carboidratos, como massas e pães, por exemplo, dão uma sensação de peso passageira e rápida. Já a digestão das proteínas (carnes, principalmente) dá mais trabalho e sua liberação para o intestino é mais lenta.

OUTROS TRUQUES PARA DRIBLAR A COMILANÇA
Confira algumas dicas para controlar o apetite ou deixar as guloseimas menos calóricas
SOPAS: prefira aquelas feitas com legumes batidos, em vez de creme de leite. Para dar uma engrossada, adicione farelo de trigo, pois, além de dar mais sabor, proporciona uma sensação de saciedade, regula a função intestinal e controla os níveis de colesterol.
CHÁS: são ótimas alternativas para esquentar o corpo, além de deliciosos e diversificados.
CARNES DE PORCO: procure substituí-las por carnes mais magras (como peixes ou frango sem pele), preparadas na panela de pressão ou grelhadas.
CHOCOLATE QUENTE: utilize leite desnatado e achocolatado diet. Mas o melhor mesmo é abusar dos chás.
QUEIJOS: dê preferência aos brancos e light, mas não exagere na quantidade.
FONDUE: prepare-a com leite desnatado e queijos magros e troque o pão ou o biscuit por legumes.
FRUTAS: abuse das frutas típicas desta temporada: morangos, tangerina, laranja e maracujá. Elas podem ser consumidas constantemente, já que são boas fontes de vitamina C.

E é isso meu povo...fico por aqui..um super abraço quentinho em cada uma de vocês
Ah! Não vou colocar o cardápio de ontem e hoje...tô com preguiça..quero tomar banho e ir prá cama!!!
Beijinhos
Carlinha...... Magra depois dos 30!

Obs. Fonte de pesquisa desta postagem: Revista Viva Saúde on line.

2 comentários:

  1. Oi amiga,

    Fazia um tempinho que não vinha por aqui já estava com saudades de você.

    Nem me fale que já ando preocupadíssima com a fome a mais que o friozinho trás rssss, mas vou mantendo a calma, vou ficar no chazinho e sopinha de legumes.

    Amiga meu emagrecimento tá meio lento, mas também estou num momento meio complicado, estou separando do meu marido (mas tá tudo tranquilo), ele ainda não saiu de casa, acho que resolvemos isso até o fim deste mês, aí sim fecho esse ciclo de vez e recomeço outro. Preciso fechar este ciclo para minha vida andar, sabe?

    Mesmo assim já eliminei quase 12 kg, na verdade foram embora 11,7kg, mas não desanimo, tenho a minha meta, e missão dada é missão cumprida companheira. rsss

    Mudei meu blog para um domínio próprio, fiquei super feliz com isso. Depois aparece lá para dar uma olhadinha: http://www.leticiagodoy.com.br/

    Quero ver se me dedico mais ao meu blog, tá muito abandonadinho.

    Beijinhosss minha linda

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço, Renato artesanato

    ResponderExcluir