antes e depois

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segunda-feira, 12 de março de 2012

O Que Devo Comer Antes e Depois da Atividade Física?


Um super oi meninas!!!
Que segundona, hein?!?!
Eu tô aqui, empurrando a rotina com a barriga e bem cansada dela, viu! Todo dia a mesma coisa....Tô meia ¨injuriada¨ hoje!!! Mas deixa isso pra lá.....

Aquilo que colocamos no prato antes e depois da atividade física pode ajudar a formar músculos, queimar calorias ou até mesmo melhorar o desempenho. Por isso é fundamental conhecer as combinações certeiras de nutrientes para o cada objetivo.

Para obter melhor desempenho é essencial consumir alimentos ricos em carboidratos, para gerar mais energia. Esses itens, no entanto devem ter baixo índice glicêmico para manter o metabolismo acelerado por mais tempo. Invista, portanto, em pães, barras de cereais, torradas integrais, aveia, quinoa e frutas.
Já após as atividades físicas, os mais recomendáveis são os proteicos, que devem conter baixo teor de gorduras. Eles são importantes, sobretudo, para quem sofreu algum tipo de lesão durante o treino, já que seus aminoácidos ajudam a regenerar os tecidos do corpo e a retardar a fadiga. O ideal para obter este nutriente é consumir queijos, bebidas à base de soja, iogurtes, peito de peru e atum. É  importante lembrar que caso não haja glicose disponível, fruto do consumo ideal dos carboidratos antes do treino, as proteínas é que serão usadas para produzir energia, comprometendo assim, o aporte dos músculos.

Em jejum? Nem pensar!!!
Não comer direito e se jogar na atividade física causa inúmeros problemas, como degeneração de tecidos, queda da imunidade, mau humor, fraqueza e até amenorreia, que é ausência de menstruação. Além disso, falta de açúcar no sangue pode levar a quadros de hipoglicemia, caracterizado por tontura e enjoo.



Posso comer ou beber durante a atividade física?
Depende de cada objetivo. Por exemplo, mulheres que buscam a perda de peso não devem se alimentar durante a atividade física, sob o risco de atrapalhar o metabolismo. Nesse momento, seu corpo estará queimando calorias, usando estoques de glicose e aumentando a queima de gordura. Alimentar-se irá inverter a situação: seu corpo irá poupar energia e não atingirá o gasto calórico desejado. Já aquelas que lutam para conquistar massa magra podem consumir alguma fonte de carboidrato caso o exercício ultrapasse 1 hora e meia de duração. Boas opções são bebidas isotônicas, biscoitos do tipo água e sal ou doce sem recheio.
Em relação à água, a ordem é hidratar-se sem exageros. Grandes ingestões de líquidos durante a atividade física podem causar desconforto gástrico. Consuma pequenas quantidades de 30 ml para cada 15 minutos.



Exemplo de cardápio ( o que comer antes e depois da atividade física) para quem quer emagrecer:

Atividade física pela manhã:
Antes do treino: 2 fatias de pão integral com 1 fatia fina de queijo branco e 1 fatia de presunto de peru + 1 copo de suco de laranja OU 1 fatia de pão branco com requeijão light + 1 copo de suco de frutas.
Depois do treino: Invista em 1 maçã + 1 pote de iogurte light OU 2 fatias de pão integral com requeijão light e 1 fatia de presunto de peru + 1 xícara de leite semidesnatado com café + 1/2 mamão papaia.

Atividade física à tarde:
Antes do treino aposte em: Almoço= 1/0 prato de salada de folhas com tomate e 2 colheres (sopa)  de legumes variados + 1 colher de (sopa) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão com caldo + filé médio de peito de frango grelhado + 1/2 manga OU (lanche da tarde) 1 banana com 1 colher de sopa de aveia.
Depois do treino invista em: 1 pote de iogurte com 2 colheres de sopa de granola OU 1 pera + 1 copo de leite de soja.

Atividade física à noite:
Antes do treino aposte em: 1 fatia média de mamão com 1 colher de sopa de granola e 1 colher de sopa de aveia + 1 pote de iogurte OU 2 fatias de pão integral com 1 colher de sobremesa de requeijão light + 1 fatia de peito de peru, 1 fatia de queijo branco e verduras variadas.
Depois do treino invista em: Jantar= salada de folhas á vontade + 2 colheres (sopa) de arroz integral + 1 filé médio de peixe assado + 1 fatia de melão OU Ceia= 1 copo de 200 ml de leite semidesnatado batido com 1/2 mamão papaia.

Fonte de pesquisa desta postagem: Revista Dieta Já Edição 204.

Então hoje é isso meninas.....Um super abraço em todas vocês.....!!!
Carlinha....... magra depois dos 30!


12 comentários:

  1. Ei Carlinha,

    Vou confessar , n sou muito fã de AF, rs ainda não estou fazendo as vezes faço uma caminhada, em outra época já frequentei aula de Jump e Step vou ver se volto rs, Boa semana quando der me add da uma passada no meu blog.

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    1. Oi Polyana!
      Dei uma passadinha lá no seu blog!
      Escolha um atividade física que você mais goste e comece o quanto antes!!!
      Beijinhos

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  2. Adorei seu post de hj. Sempre tive essa dúvida sobre o que é melhor comer antes e depois do treino. Obrigada! Bjs

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    1. Olá!
      Que bom que você gostou!!
      Beijinhos

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  3. Oi Carlinha!!!
    Obrigada pela visitinha tá?
    Q bom q gostou...rs
    Ah, ótima postagem a de hj...pq muita gente acha q fazer exercício em jejum emagrece...ledo engano né...
    Estarei sempre por aqui...
    bjo.
    Mari.
    www.marilandgeleiageral.blogspot.com

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    1. Oi Mari!
      Conto com você, quando não aparece por aqui sinto sua falta, viu!
      Beijinhos!

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  4. adorei as dicas porque nunca sei o que comer após o treino beijosss

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    1. Beijos Luci!
      Apareça sempre, tá!

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  5. Adoro as dicas do blog, que criei um blog hoje para mim também! Parabéns!!!

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    1. Oi Erika!
      Fico feliz em saber que você curte as dicas aqui do magra depois dos 30!
      Vou te visitar, tá!
      Beijos

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Meu nome é Christiane e coomprei ontem um Step e quero muito treinar !!! Adorei a explicação ! Mas ela vale tb pro STEP ??? Bjs

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