antes e depois

antes e depois

domingo, 4 de março de 2012

Fome da Tarde! Você Tem?

Oi meus amores! E o calor desse domingão? Parece calor do deserto, hein?
Hoje pela manhã fui à feira, deixei a minha geladeira bem colorida, mas o sol tava de arrasar!!!
Essa semana investi nas frutas... Comprei melão, melancia, kiwi, carambola, abacaxi, mamão, maçã, pêra, banana e laranja! Com esse calorão  o que mais dá vontade de comer é uma frutinha bem geladinha!!!
 
Hoje começo te fazendo uma pergunta: Você sente aquela fome que curiosamente costuma dar o ar da graça por volta das 16 horas? Parece que ela precisa ser satisfeita imediatamente, não é mesmo?



Veja porque sentimos essa fome:
  • Como a maioria termina o almoço por volta das 13 horas, cerca de três horas depois de comermos o relógio dispara e a taxa de glicose no sangue começa a cair; um sinal de alerta é enviado ao cérebro avisando que falta combustível.
  • Neste horário também é comum ocorrer uma redução do neurotransmissor serotonina em circulação no organismo. Na falta dele, a ANSIEDADE companheira inseparável da VONTADE DE COMER aumenta drasticamente.
As ¨ciladas¨dessa fome:


  • Já que essa fome é também específica, na busca por satisfazê-la, geralmente as pessoas acabam fazendo péssimas escolhas, consomem bolachas recheadas, ou uma gorda coxinha de frango; e aí adeus R.A.
  • Outras não atendem o sinal dessa fome e a falta de comida por mais de três horas DESACELERA O METABOLISMO para proteger o organismo de uma possível falta de nutrientes. Consequentemente, há um estímulo ao ESTOQUE DE GORDURA pelo corpo, por isso as pessoas acabam optando por itens calóricos e fazendo escolhas erradas.
Táticas para enganar seu organismo:

  • Ofereça ao organismo o que ele quer, ou seja, gordura, mas de boa qualidade como as castanhas, por exemplo.
  • Deixe para o meio da tarde as tarefas que lhe proporcionam maior prazer, e evite o que for monótono, assim você desvia a atenção da comida ou ainda proporciona uma forma de satisfação que substitui aquela fornecida pelo alimento.
  • Nunca atrase o horário do almoço para sentir menos fome à tarde, fazendo isso você sentirá o problema próximo a hora do jantar, e aí, você só trocou seis por meia dúzia.
  • No almoço invista em alimentos ricos em proteínas pois elas reduzem a produção de grelina, hormônio responsável pela sensação de fome.
Veja algumas opções de alimentos bons para atender a fome da tarde:

  • 150gr de salada de frutas (230cal.)
  • 1 iogurte desnatado (80cal.)
  • 1/2 barra de chocolate 70% cacau (180cal.)
  • 1 sanduíche natural com pão integral, cenoura, tomate, alface e frango desfiado (220cal.)
  • 1pão de queijo ( 75cal.)
  • 100gr de frutas secas ( 220cal.)
  • 1 barra de cereais (120cal.)
  • 3 cookies integrais (234cal.)
  • 50gr de oleoginosas como castanhas e amêndoas. 
Um ótimo fim de domingão pra todo mundo, fiquem com Deus!
Mais tarde volto com o cardápio de hoje....beijinhos!
Carlinha Magra depois dos 30!

Fonte de pesquisa desta postagem Revista Dieta Já Edição 186.

13 comentários:

  1. Adoro melancia...me afundo nela e sei que tudo em demasia faz mal
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      è mesmo melância é tudo de bom!! E com esse calor então, nem se fala!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Carlinha td bem?Bom eu tenho 26 anos e estou com 124 kg.Passei recentemente com uma nutricionista que me recomendou a RA, ainda estou me acostumando com ela, comecei tbm com academia e dia 13 ira fazer um mês,espero ter perdido algo!Tenho certeza que fiz algumas coisas erradas mais não exageradas.Gostaria de saber quais são os horários das suas refeiçoes pois estou pecando nisso nos horários!bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia!
      Fique firme na sua R.A, não desista dela por nada, mesmo que a balança diga o contrário, você tem que ser perseverante!
      Bem, meus horários das refeições seguem de três em três horas sempre a partir do horário escolhido para o café da manhã!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Parabéns pela sua dedicação Carlinha! Vc nos inspira... Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathianam!
      Obrigada... um abraço pra você também!

      Excluir
  4. Oi Carlinha!!!
    Primeiro fiquei muito feliz pela sua recuperação :)!!!
    Hoje gostaria da sua ajuda, não tenho tantos problemas com a fominha da tarde pois bebo tanta água que nem sinto ela.
    Mas o meu problema é de fim de semana.Ai...amiga me ajuda, de sábado e domingo começo tudo certinho de 3 em 3 horas até o almoço, pois as 15:00 vou pra igreja ai levo o meu lanche da tarde mais a janta não consigo fazer pois só volto pra casa as 22:00 ai sim fico com muita fome mais me controlo na ceia,mesmo assim isso tá me prejudicando, por favor me dá uma sugestão do que devo fazer!!!!
    Beijussss
    Adoro vc amiga S2!!!!
    Adriana-Nasci pra Vencer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drí!
      É, você teria que comer alguma coisa as 18:OOHs..não dá prá levar mais um lanchinho? Mesmo não jantando quando chegar em casa você faz uma ceia mais caprichada!
      Beijinhos e gosto muito de você também!
      Conte comigo sempre!

      Excluir
  5. Caaaarlinha, amiga, tudo bom? as vezes fico com muita vontade comer coxinhas ou coisas doces, visto que minhas amigas são todas magras e minha família também, mas ai eu lembro da R.A e lembro do meu objetivo(ficar magrinha) e agora eu penso duas vezes hiauhaiu carlinha, você recomenda o iogurte para emagrecer e chá verde de sache faz efeito tb? beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      É isso aí, mantenha o foco e deixe a coxinha e o doce prá lá!!
      O iogurte emagrece porque contém uma bactéria saudável responsável por aumentar a produção de compostos químicos intestinais, que são capazes de acelerar o metabolismo, mas prefira os desnatados!
      (fonte revista Viva!)
      Eu sempre tomei o chá verde de saquinho por achar mais prático!
      Beijinhos!

      Excluir
  6. olá, acabei de criar um blog só pra poder me comunicar com vc, adorei as dica e tambem sempre quis compartilhar as minhas experiencias, eu comecei minha RA em agosto de 2011, ja eliminei 10kg, me sinto muito bem apesar de ter parado de ir pra academia, estou conseguindo seguir uma alimentação saudavel, com frutas, verduras, legumes e alimentos integrais.Vou entrar todo dia pra ler suas materias.beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zete!
      Seja bem vinda aqui no magra depois dos 30!
      Parabéns pelos 10 kilos eliminados...continue assim!!
      Beijinhos e te espero aqui mais vezez, tá!?

      Excluir
  7. oi carlinha, ja não sei mais o que fazer,busco uma informação,por que no periodo da manhã quase não sinto fome,mas atarde sinto bastante,não consigo me controlar,e como o que encontrar menos doce.voce poderia esclarecer?

    ResponderExcluir